top of page
Buscar
  • Foto do escritorRosset e Silva

Procurando fiador em locação comercial? Temos um novo entendimento do STF, fique atento!

Atualizado: 16 de ago. de 2018


Cidade de São Paulo - STF tem novo entendimento fiador comercial
Novo entendimento do STF para fiadores em locação comercial.

Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal decidiu que não é possível penhorar o único imóvel pertencente ao fiador, na locação comercial, considerando-o bem de família, pondo em perigo a garantia do fiador no contrato de aluguel.


A 1ª. Turma decidiu que, em que pese determinação legal, a regra pode não valer para todos os casos, trazendo consequências para o mercado, como o possível aumento no valor dos aluguéis, bem como a exigência de mais garantias nos contratos.


Como a decisão se deu em um caso de locação comercial e a lei não faz distinção entre os contratos de locação comercial e residencial, a decisão traz insegurança jurídica, em matéria que até então estava consolidada, ou seja, mesmo o fiador sendo proprietário de um único imóvel, este bem podia ser penhorado em caso de dívida de aluguel.


A decisão de agora diz que se o imóvel for único bem de propriedade do fiador, ele não pode ser penhorado, tratando-se de um retrocesso, colocando por terra a garantia a mais comum nos contratos de locação.


A decisão ainda não foi publicada.

15 visualizações0 comentário
bottom of page